Breve história do artesanato
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e até mesmo adornos, expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho.
Os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais.
No Brasil, o artesanato também surgiu neste período. Os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica, sem esquecer a arte plumária como os cocares, tangas e outras peças de vestuário feitos com penas e plumas de aves.
O artesanato expressa a cultura e a criatividade de um povo, com suas histórias, crenças e valores, dão vida á imaginação e criam a arte através de peças que exprimem uma realidade.
O artesão é o artista que desenvolvendo sua arte retrata a herança de seu povo, e como um mosaico representa uma grande riqueza em variadas formas, cores e nas mais diversas tipologias tais como: rendas, bordados, filó, labirintos, trançados, tecelagem, cerâmica, couro, madeira, entre outros.
O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
Dia 19 de março é o dia do artesão.